Ufes divulga Guia de Segurança com orientações para situações de risco

A Diretoria de Segurança e Logística (DSL) da Ufes elaborou um Guia de Segurança da Ufes, com orientações sobre cuidados e atitudes a serem adotados por toda a comunidade universitária, e pela comunidade externa que esteja no interior ou nas proximidades dos campi. O objetivo é contribuir para promover a segurança das pessoas e do patrimônio, diante do clima de insegurança nos ambientes educacionais.

O Guia traz instruções sobre cuidados a serem adotados com a segurança pessoal no dia a dia; as atitudes mais seguras em situações de perigo, como ameaças por telefone ou internet e assaltos; e como agir em casos em que haja invasão ou ameaça física.

O diretor de Segurança e Logística da Ufes, Diego Alves, informa que “o Guia se coloca numa perspectiva de que a segurança se faz a partir da participação de cada um dos componentes de um determinado coletivo. Hoje as atitudes de precaução por parte de todas as pessoas que usam as instalações da Ufes são ainda mais importantes, devido ao momento de ameaças que estão sendo direcionadas a todas as instituições de ensino do Espírito Santo e do Brasil”. Ele também informou que o documento pode receber atualizações sempre que necessário.

O Guia de Segurança da Ufes também reúne os números de telefones das Centrais de Segurança da Ufes nos seus quatro campi, da Polícia e de instituições do Estado que podem ser acionados em situações de risco. Veja quais são:

• Central de Segurança Campus Goiabeiras: (27) 3335-2727 e (27) 99772-2793
  • Central de Segurança Campus Maruípe: (27) 3335-7373 e (27) 98827-1742
  • Central de Segurança Campus São Mateus: (27) 99229-6007
  • Central de Segurança Campus Alegre: (28) 3552 8905
  • Ciodes - Polícia Militar: 190
  • Samu: 192
  • Polícia Rodoviária Estadual: 198
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Denúncia de ameaças de violência nas escolas:  181
  • Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: Whatsapp (61) 99611-0100

O material (também anexado abaixo) informa ainda o endereço eletrônico do Canal de Denúncia Escola Segura do Governo Federal: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Guia de Segurança - (Pdf - 780.37 KB)

Fonte: Portal Ufes