A Prefeitura Universitária implementa ações para combater o Aedes Aegypti

combate ao aedes aegypti

A Prefeitura Universitária com objetivo de promover estudos e propor Plano de Ações de prevenção e combate ao vetor da dengue, zika vírus e chikungunya, criou um Grupo de Trabalho com a representação de todos os campi da UFES..

A constituição do GT é uma forma de desdobramento das ações promovidas pelo Ministério da Saúde, que iniciou com a semana de mobilização nacional de convocação da população brasileira a continuar empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya.

Aqui no estado, or causa das chuvas e da temperatura, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Consequentemente, é a época de maior risco de infecção por essas doenças, que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e a Síndrome de Guillain-Barré, que ataca o sistema nervoso e provoca fraqueza muscular, com redução ou perda dos reflexos. Por isso, o Ministério da Saúde alerta para que a população fique atenta e redobre os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Como primeiro resultado conheça o Plano de Ação traçado pelo Grupo de trabalho.

Plano de Ação para o combate do Aedes Aegypti (PDF - 760.21 KB)

Veja também o material elaborado pelo Ministério da Saúde no endereço eletrônico http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes/