Prefeitura Universitária remove árvores em risco iminente de queda

árvore acacia

A Prefeitura Universitária realizou este mês a remoção de 15 árvores da espécie acacia auriculiformis (foto), no campus de Goiabeiras. As árvores apresentavam risco iminente de queda após o aumento das chuvas.

O prefeito universitário, Renato Schwab, explica que essas espécies não são nativas da região e têm pouca resistência à água. Como o terreno do campus apresenta um lençol freático alto, suas raízes estavam superficiais, crescendo para os lados.

“O risco foi identificado pela Coordenação de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Universitária, que faz o monitoramento das árvores. Já a retirada das espécies foi realizada pela Gerência de Manutenção. Como trata-se de uma árvores de grande porte, sua queda poderia machucar alguém ou danificar algum patrimônio”, explicou.

As árvores foram removidas de áreas próximas aos prédios do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (Labpetro).

Schwab afirmou que buscará junto à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória o fornecimento de novas mudas de plantas adequadas para a região. Ele também alertou que, caso alguém deseje plantar alguma árvores na área do campus, entre em contato com a  Coordenação de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que está realizando a catalogação de todas as árvores do campus de Goiabeiras.

Fonte: Portal Ufes